Estratégias para a retenção de clientes: Do início ao sucesso contínuo

Autor: Renan Dantas - Coordenador de Customer Success na checkout RH e mentor de CS na ExperienceHUB.

Ao pensar retenção, a frase muito utilizada no campo empresarial “Os custos envolvidos na aquisição de um novo cliente geralmente superam os investimentos necessários para manter a fidelidade de um cliente existente.” vem em mente. A ideia por trás dessa afirmação é que conquistar novos clientes geralmente envolve custos mais altos em termos de marketing, publicidade e esforços de vendas, enquanto manter clientes existentes pode ser mais econômico a longo prazo. 

 

Essa filosofia destaca a importância do atendimento ao cliente, da fidelização e da construção de relacionamentos duradouros para o sucesso sustentável de um negócio. Muitas empresas reconhecem a importância de manter a satisfação do cliente para promover a lealdade e minimizar os custos associados à aquisição de novos clientes, pensando nisso, vamos evidenciar alguns conceitos importantes que podem te auxiliar na retenção de clientes.

 

Antes disso, é Importante ressaltar que há clientes que garantem maior faturamento ou potencializam sua imagem no mercado, ainda mais podem te trazer benefícios como indicação, network, gerenciar sua reputação e evidenciar seu nome no mercado. Logo, ao pensar nas estratégias de retenção, antes a segmentação de clientes é essencial, veja o que é importante e seja estratégico na hora de categorizá-los.

 

Além disso, para crescer é preciso ter processos padronizados para conseguir trabalhar com previsões e escalabilidade, por exemplo. Entretanto, nos clientes que garantem maior faturamento, devemos estar abertos a investir mais tempo, dinheiro e se permitir sair do processo padrão de forma consciente e demonstrando valor. Sair do processo padrão em alguma das vezes pode ser fácil, mas ainda assim foge do pré estabelecido. Se fez, deixe em evidência que fez.

 

Vamos lá,

 
 

O COMEÇO DE TUDO

Seu cliente escolheu seu serviço pelo valor percebido; agora, efetivar essa escolha da melhor forma é essencial. Ao transcender a esfera comercial e ingressar no relacionamento, o início da jornada do cliente desempenha um papel vital, moldando o caminho para o sucesso e a retenção. Como especialista, você detém o conhecimento necessário para orientar o cliente na busca por seu próprio sucesso. No onboarding ou início da jornada, é fundamental não apenas mostrar ao cliente como garantir os resultados desejados, mas também alinhar expectativas e esclarecer os papéis, tanto do cliente quanto do detentor do serviço. Sério! Os combinados na primeira reunião, junto aos alinhamentos de cada contato são essenciais para a permanência do cliente.

ARROZ E FEIJÃO

O básico sempre funciona! Após compreender o produto ou serviço, alinhar expectativas e direcionar práticas fundamentais para o sucesso, o cliente busca fluidez, constância e simplicidade. Ele deseja um caminho descomplicado para garantir os resultados prometidos pelo seu serviço ou produto. Em situações de conflito, evite ser uma fábrica complexa de extração de celulose; torne-se o papel, seja conciso, vá direto ao ponto! Oferecer respostas claras e soluções diretas é essencial para manter a jornada do cliente suave, eficiente e fluida.

CANAL DE COMUNICAÇÃO ABERTO

Para assegurar a retenção, é importante que o cliente esteja ciente de que pode contar conosco! Mesmo que seja um cliente que dificilmente enfrentará problemas, a tranquilidade proporcionada pela certeza de que pode nos contatar em qualquer eventualidade é inestimável. Seja por meio de um atendimento com um consultor exclusivo ou através de um canal geral, essa disponibilidade é fundamental.

Além do canal de contato, é eminente contar com uma equipe treinada, alinhada ao conceito do “vá direto ao ponto”. Quando o cliente se depara com um problema na operação do produto ou serviço, o simples fato de ter que interromper suas atividades para solucioná-lo já é desgastante. Em situações problemáticas, o cliente busca resolver a questão da forma mais simples e ágil possível, na maioria das vezes, buscando direcionamentos claros sobre como restabelecer a fluidez.

INSTANCIAS NO ATENDIMENTO

Para assegurar efetivamente a retenção de clientes para o seu produto ou serviço, é crucial oferecer mais do que uma única via de suporte. Quando o cliente percebe que o atendente atual não conseguirá resolver seu problema, naturalmente, buscará quem possa! O famigerado “chame o gerente” exemplifica essa situação. Portanto, é fundamental ter uma figura como o “gerente” disponível para que o cliente possa recorrer quando necessário. Isso não apenas confere uma sensação de segurança ao cliente, mas também demonstra o compromisso da empresa em oferecer soluções abrangentes e eficientes.

AGRADEÇA A RECLAMAÇÃO

Com frequência, as reclamações dos clientes surgem porque o produto ou serviço é significativo para eles, e desejam continuar desfrutando dos benefícios. Entender as reclamações como uma oportunidade de autoavaliação é fundamental. Embora nem todas as reclamações tenham esse potencial transformador, estabelecer processos bem definidos para lidar com elas é essencial para garantir a retenção.

Desde o acolhimento inicial do cliente até a resolução do problema e o subsequente retorno com a solução, cada etapa desse processo pode se fazer importante. Segmentar os clientes, mapear os diferentes tipos de reclamações e padronizar as abordagens de comunicação são práticas essenciais na eficaz gestão de conflitos. Ao adotar essa abordagem estruturada, não apenas solucionamos as questões específicas, mas também fortalecemos a confiança do cliente e demonstramos um comprometimento sólido com a qualidade do nosso produto ou serviço.

NECESSIDADES MUDAM

Conforme o crescimento do seu cliente, o seu próprio crescimento se entrelaça, acompanhado por mudanças nas necessidades, expectativas, resultados, metas e objetivos. Estar atento a essas transformações é essencial. Mantenha um canal de comunicação aberto, como mencionado anteriormente. Realize pesquisas, trace uma jornada, assegurando que seu produto ou serviço se adapte e evolua para potencializar continuamente o sucesso do cliente, e, por conseguinte, o seu próprio sucesso. Esteja sempre alinhado com a dinâmica do mercado e com as demandas mutáveis do seu público. Você trabalha o seu sucesso garantindo o do seu cliente.

*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da ExperienceHUB.

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